sábado, 2 de março de 2013

CURSO DE FAUNA MARINHA (COM BATISMO DE MERGULHO) - Arraial do Cabo

Local: Arraial do Cabo, RJ

Data: 26 a 28/04/2013 (6ª a domingo)

Carga horária: 35 horas

Conteúdo: introdução à Biologia Marinha e à Oceanografia; zoologia marinha fundamental; aspectos gerais de fisiologia do mergulho; aulas práticas de avistagem e identificação (taxonomia) de seres marinhos com uso de mergulho livre (snorkel) e autônomo (cilindro) e em cativeiro; biodiversidade marinha; bentos x nécton; conservação x impactos sobre os organismos marinhos.

Programação:
6a: Check-in na pousada a partir das 13h. 19h30 - aula inaugural na pousada
Sáb: 8h - café da manhã; 8h30 - treinamento para o batismo; 9h – saída de barco e batismo de mergulho; noite: revisão teórica sobre fauna marinha
Dom: mergulho livre (máscara e snorkel) para observação e comparação dos representantes da fauna marinha; 14h - visita técnica ao IEAPM. Encerramento: ~15h

Professores:
Cesar Bernardo: doutorando em Ciências da Educação, mestre em Ensino de Química, pós-graduado em Biologia Marinha e Oceanografia, biólogo, mergulhador, arrais amador, professor de Biologia e Química, Coordenador do Curso Técnico, Médio do Instituto Martin Luther King

Suzana Ramineli: mestre em Ciência Ambiental, pós-graduada em Biologia Marinha e Oceanografia, pós-graduanda em Planejamento e Gestão Ambiental, mergulhadora, bacharel em Comunicação Social e pesquisadora do Projeto Hippocampus.

Operadora de mergulho: Dive Point

Público: (maiores de 18 anos): estudantes de biologia, ecologia, gestão ambiental, veterinária, engenharia de  pesca, engenharia florestal/ambiental, educação ambiental, geografia, turismo, oceanografia e áreas afins; mergulhadores; ambientalistas; interessados em aprender sobre o tema.

Investimento: CURSO JÁ REALIZADO!
Inclui:
* 2 diárias em pousada em Arraial com roupa de cama e toalha;
* 2 cafés da manhã;
* Aulas práticas e teóricas;
* Acesso ao Porto do Forno;
* Ingresso do IEAPM;
* Treinamento obrigatório para o batismo de mergulho (noções básicas);
* 1 saída embarcada (para o batismo) com lanche;
* Batismo de mergulho autônomo;
* Aluguel de todos os equipamentos de mergulho para o batismo;
* Aluguel do kit de mergulho para o domingo;
* Certificado 35h;
* CD-Rom com material didático;
* Brinde.

Inscrições:
CURSO JÁ REALIZADO!


Dados para depósito:

Em qualquer dos casos, enviar comprovante de depósito por e-mail (naturaulas@gmail.com) com os seguintes dados pessoais: nome completo, telefone, e-mail, idade, instituição de ensino/trabalho, curso/formação profissional, atestado de saúde, número de calçado, peso e altura (essas informações corretas são necessárias devido ao equipamento de mergulho). Esse envio é fundamental para a confirmação da inscrição.

Informações: naturaulas@gmail.com

ATENÇÃO:
1 – Não é necessário ser um mergulhador certificado para participar do curso. A ideia é apresentar o ambiente marinho de 3 formas distintas: em cativeiro (IEAPM); com uso de mergulho autônomo (batismo) e com o mergulho livre (apneia - mergulho na praia).

2 – A duração do batismo de mergulho é de aproximadamente 30 a 40 minutos.

3 – Não é permitido o porte de arpão e nem coleta de nenhum tipo.

4 – Só receberá o certificado quem participar de todas as aulas do curso.

5 - O atestado de saúde é importante para o batismo de mergulho, visando a segurança de cada aluno. Ele pode ser obtido com médicos de quaisquer especialidades técnicas, desde que assegurem que o aluno está apto a realizar um mergulho a até 10 metros de profundidade, com o uso de cilindro de ar comprimido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário