terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Curso sobre Ecologia e Conservação de Raia-Manta e Tubarão-Baleia - Santos, SP

Foto: Waldemar Oliveira
Local: Santos, SP

Data: 10 a 12/03/2017
(6ª à noite a domingo à tarde)

Carga horária: 40 horas

Principais conteúdos: 
- Biologia da Conservação;
- Aspectos gerais da Laje de Santos;
- Fundamentos de Biologia Marinha e Oceanografia;
- Observação e identificação de ictiofauna recifal;
- Ecologia e da conservação da raia-manta e do tubarão-baleia;
- Principais métodos para o estudo de elasmobrânquios (ênfase em raia-manta e tubarão-baleia);
- Noções de "Citizen Science" (cidadão-cientista) e sua importância;
- Apresentação e introdução ao uso da ferramenta (gratuita) i3S Spot, para a criação de banco de dados de foto-identificação de várias espécies da fauna;
- Conservação in situ x ex situ.

Programação: 
6ª - 10/03 - 19h - encontro para aula inaugural, apresentações e explicações sobre o curso
Sáb - 11/03: visita ao Museu do Mar, ao Instituto de Pesca e ao Aquário de Santos; exibição de documentário e aula teórica com Guilherme Kodja.
Dom - 12/03 - Batismo de mergulho (opção A) ou snorkeling (opção B) na Laje de Santos*
Encerramento: por volta das 15h

* Caso condições climáticas adversas impeçam o mergulho na Laje, haverá devolução do valor referente a essa atividade.

Professores:
Guilherme Kodja: Diretor Presidente da IPM - Iniciativa Pro Mar; mergulhador de Pesquisa (desde 2004); Co-Fundador, Ex-Coordenador Geral e Ex-Coordenador de Educação Ambiental do Projeto Mantas do Brasil; Ex-Membro Titular da Cadeira de Meio Ambiente do Conselho Gestor da APA Marinha Litoral Centro de São Paulo e do Conselho Consultivo do Parque Estadual Marinho da Laje de Santos; membro especialista do PAN Elasmobrânquios Marinhos do MMA/ICMBio; membro da Equipe de Avaliação Mundial na IUCN (2011) para a espécie Manta birostris.

Suzana Ramineli:
Coordenadora da Naturaulas; ex-doutoranda em Ciências Ambientais e Conservação (UFRJ); mestre em Ciência Ambiental pela UFF; pós-graduada em Biologia Marinha e Oceanografia (Famath); pós-graduanda em Planejamento e Gestão Ambiental (UVA); mergulhadora (Advanced - PADI); bacharel em Comunicação Social (UFF); membro do Instituto Socioambiental Serra do Mar; pesquisadora de cavalos-marinhos; fundadora do Projeto Cavalos do Mar; presidente do Congresso de Conservação Marinha (ConMar).

Público: (maiores de 18 anos): estudantes de biologia, ecologia, gestão ambiental, veterinária, engenharia de  pesca, engenharia florestal/ambiental, educação ambiental, geografia, turismo, oceanografia e áreas afins; mergulhadores; ambientalistas; interessados em aprender sobre o tema.

Investimento:
CURSO JÁ REALIZADO

Foto: Waldemar Oliveira
Inclui:
* 2 diárias de hospedagem em Santos, com roupa de cama e toalha;
* 2 cafés da manhã;
* Aulas;
* Saída embarcada para batismo de mergulho (opção A) ou snorkeling (opção B);
* Ingresso pro Aquário de Santos;
* Ingresso pro Museu do Mar;
* Ingresso pro Museu de Pesca;
* Dinâmica de Educação Ambiental;
* Atividade surpresa;
* Certificado 40h;
* Material didático;
* Brinde.

FORMAS DE PAGAMENTO
CURSO JÁ REALIZADO - Próxima turma prevista para 07 a 09/07/2017

Dados para depósito:
Banco do Brasil – Agência 4459-8 – Poupança: 8637-1- Variação: 51
Favorecida: Suzana Muniz Ramineli

INSCRIÇÕES
Em qualquer dos casos acima, enviar comprovante(s) de depósito(s) por e-mail (naturaulas@gmail.com), com os seguintes dados pessoais: nome completo, telefone (com operadora), e-mail, idade, instituição de ensino/trabalho, curso/formação profissional; como soube de nosso curso. Envie também sua altura, peso e número do calçado para o equipamento de mergulho.

Esse envio é fundamental para a confirmação da inscrição, mesmo que você já tenha sido nosso aluno.

Em até 4 dias úteis, enviaremos um e-mail confirmando sua inscrição.

Informações: naturaulas@gmail.com
Tel: 24 98833-1608


Foto: Guilherme Kodja
ATENÇÃO:


1 - A belíssima Laje de Santos está localizada a 42 km da costa (carca de 1h30 de navegação) e pertence a um Parque Estadual Marinho (PEMLS), criado em 1993. Sua biodiversidade marinha é bastante variada, incluindo desde pequenos e coloridos invertebrados e peixes recifais até animais de grande porte, como peixes pelágicos, golfinhos e baleias. É uma área de ocorrência de raias-manta (cuja temporada se inicia no inverno, época mais complicada para operações de mergulho) e onde já houve raras avistagens de tubarões-baleia.

2 – Não é necessário ser um mergulhador certificado para participar do curso. Se você for, deverá enviar a cópia de sua certificação e terá direito a uma saída com 2 cilindros, caso escolha a Opção A.

3 - O batismo de mergulho (Opção A) destina-se àquelas pessoas que ainda não fizeram seu curso básico, mas desejam conhecer um pouco mais das maravilhas subaquáticas. A duração do batismo é de cerca de 30 minutos. A Opção B utiliza apenas máscara, snorkel e nadadeiras e é um mergulho de superfície.

4 - De acordo com o número total de alunos da turma e da opção (A ou B) escolhida por cada um, poderá haver cobrança de aluguel de equipamentos por parte da operadora de mergulho.

5 - Ao se inscrever em nossos cursos, o aluno assume que está em boas condições de saúde - física e psicológica - para participar de atividades em equipe e em ambiente natural.

6 - Haverá uma ficha de avaliação básica sobre a saúde dos alunos que forem realizar o batismo, como regra internacional de operações de mergulho autônomo. Caso você prefira, também poderá levar um atestado médico, de qualquer especialidade.

7 – Não será permitido o porte de arpão e nem coleta de nenhum tipo.

8 – Só receberá o certificado quem participar de todas as aulas do curso, exceto em casos previamente comunicados.

9 - Como nossas reservas, com fornecedores terceirizados, são antecipadas, não haverá devolução dos valores depositados, salvo se - por motivo de força maior - o curso precisar ser cancelado por nós, o que não costuma ocorrer na Naturaulas.

10 - Reservamo-nos o direito de suspender as inscrições caso as vagas já tenham sido inteiramente preenchidas ou se não houver um número mínimo de 8 alunos.

11 - Os inscritos se disponibilizam a ceder seus direitos de imagem para o uso de fotos em redes sociais e outros materiais de divulgação da Naturaulas e da IPM - Iniciativa Pró Mar.

12 - Inscrições abertas. Vagas limitadas. Agradecemos pela divulgação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário